04 março 2011

Mensagem da Semana: Pedir perdão? Por quê? Não fui eu, foi ele que me ofendeu...





ü      Por que pedir perdão?

No livro de Efésios capitulo 04 do versículo 17 ao 32 diz:
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

O texto diz que como cristãos devemos agir de acordo com a vontade de Deus, deixando algumas atitudes e praticando outras: o bem, a misericórdia, o perdão, mas nem sempre conseguimos, não é mesmo?
Uma hora ou outra magoamos alguém ou ficamos chateados com alguma ocasião. A verdade é que só existe perdão verdadeiro e reconciliação genuína se houver disposição de um dos lados ao pedir ou conceder o perdão, nem sempre é fácil. Mas porque temos tanta dificuldade em perdoar?


ü      Por que temos tanta dificuldade em perdoar?

A maioria das vezes a dificuldade de se pedir perdão depende do valor que nos atribuímos, ou seja, reconhecer um erro e pedir perdão pode dar a impressão de fraqueza: “os tolos admitem erros, os inteligentes tentam mostrar que agiu certo porque tinha motivos” e vivemos em um ciclo de auto justificativas.
Muitas vezes o fato de justificar-se o tempo todo e não admitir os erros está ligado a nossa infância, pais muito severos, punição exagerada ou injusta, exposição da criança que fica envergonhada diante dos outros, tudo isto pode repercutir no subconsciente da criança que faz uma ligação emocional entre o comportamento errado e sua auto estima, automaticamente “ser errado é ser mau” e como eu não quero ser “mau” não admito erros, assim permaneço forte, não preciso sentir o mesmo que quando criança e minha auto estima não é abalada. Ou seja, admitir erros é como diminuir eu mesmo e não admitir é manter a minha auto estima elevada.
A boa noticia é que a arte do perdão pode ser aprendida e Deus pode transformar tudo isto, a partir de hoje, se você crer.
A partir do momento que identificamos e colocamos diante de Deus aquilo que precisa ser mudado em nós, Ele nos purifica de toda e qualquer injustiça (I Jo 1:9), se voce foi injustiçado por seus pais ou por outra pessoa que seja, somente Deus tem a capacidade de transformar e sobrepor a experiência ruim que tivemos pelo Seu amor (ágape) que é o maior dentre todas as coisas. Para isto precisamos entender como funciona o perdão de Deus.


ü      Mas qual o padrão de Deus para o perdão? Como funciona o perdão do Senhor?

Em Efésios 4:32 - “ Perdoai uns aos outros como Cristo nos perdoou.”
Em I João 1:9 – “Se confessarmos uns aos outros Deus é fiel e justo para perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça.”
O que Deus espera de nós é que perdoemos uns aos outros assim como Cristo nos perdoou sem que nós merecêssemos, porem, nada no Antigo Testamento e no Novo Testamento indica que Deus perdoa a quem não confessa e se arrepende dos pecados (erros, culpas, magoas, ressentimentos...) cometidos. Isto significa que Deus não exige de nós que perdoemos alguém que não tem o coração arrependido do que fez, mas que devemos perdoar as pessoas que se arrependem, assim, como Deus está o tempo todo disposto a nos perdoar quando nos arrependemos. Esse é o padrão de Deus e é desta forma que Ele nos perdoa e exige que perdoemos.


ü      O que eu faço se não há um pedido de perdão e não vejo arrependimento na pessoa que me magoou?

Em Romanos 12:18-19 diz: “Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos. Amados, jamais procurai vingar- vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor.”
A palavra nos pede para entregar a pessoa que o ofendeu à justiça de Deus e ficar no prejuízo, permitindo que o Senhor aplaque sua ira, ou seja, faça justiça por nós e nos restitua ou não, de acordo com Sua vontade, entendendo que: “O perdão genuíno remove a barreira criada pela ofensa cometida e abre o caminho da restauração gradativa da confiança.” Portanto é possível restaurar qualquer relacionamento aparentemente abalado e recuperar o amor perdido.


ü      Qual o nosso dever?

Temos que ter a consciência de que quando pedimos perdão assumimos a responsabilidade por nosso comportamento inadequado e devemos procurar maneiras de reparar o prejuízo àquele a quem ofendemos e se concedemos o perdão assumimos o prejuízo que a pessoa causou em nós, buscando em Deus a restauração e cura para os resquícios que ficaram e muitas vezes esses sentimentos ruins desaparecem na mesma hora em que identificamos o arrependimento no ofensor e concedemos o perdão genuíno. A partir desta disposição de pedir ou conceder o perdão é que é possível dar continuidade a restauração do relacionamento.


ü      Qual o segredo de um bom relacionamento?

Bons relacionamentos são marcados pela disposição de pedir ou conceder o perdão! Bem como o interesse na reconciliação.
Temos que ensinar os nossos filhos a pedir e conceder o perdão, somente assim teremos relacionamentos saudáveis, pois é no dia- a- dia que se gera conflitos, consequentemente ira, raiva, magoa, amargura e o desequilíbrio emocional. Lembrando sempre que arrepender-se reconhecendo os nossos erros perante os filhos através do perdão não é sinal de fraqueza, mas sim uma demonstração de amor, ensinando que todos têm o direito de errar e começar de novo, ensinar que o amor de Deus é tão supremo que nos perdoa quando nos arrependemos dos nossos erros e se orgulha da nossa disposição em querer acertar da próxima vez, fazendo assim a Sua vontade.

ü      Por que eu peço perdão e a pessoa não consegue me perdoar? Ou por que eu não consigo acreditar no arrependimento da pessoa que me ofendeu?

O ser humano possui varias linguagens de relacionamento e muitas vezes a linguagem que eu utilizo para demonstrar o pedido de perdão não é a linguagem da pessoa que foi ofendida, por isso, não consigo atingir o seu coração e vice- versa. Precisamos aprender a nossa linguagem e a linguagem das pessoas que estão próximas a nós para fecharmos qualquer porta de impedimento na restauração dos nossos relacionamentos.
É sobre estas linguagens que falaremos nas próximas mensagens. Este sermão foi baseado no livro:As cinco linguagens do perdão”; Dr. Gary Chapman (mestre em antropologia e educação religiosa e doutor em filosofia) e Dra Jennifer M. Tomas (psicóloga e especialista em aconselhamento cristão); ed. Mundo cristão.

Por Missionária Fernanda Dutra Moro.


Quer saber mais sobre o assunto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário