22 fevereiro 2011

Mensagem da Semana: Como o Cristão Enfrenta as Crises






LIÇÃO I - COMO O CRISTÃO ENFRENTA AS CRISES
 
I. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO LIVRO
 A epístola de Tiago é muito especial. Ela difere de todas as outras epístolas do Novo Testamento por não tratar de assuntos como: salvação, Igreja, Espírito Santo, vida no além, etc. Talvez por isso Martinho Lutero chegou a chamá-la “epístola de palha”.

Mas, ao estudarmos o livro percebemos o quanto Tiago tem a nos ensinar sobre as responsabilidades da vida cristã: conduta correta, bom uso das palavras, honestidade, integridade, etc. Para Tiago, ser membro de uma comunidade cristã significava viver uma batalha contra o pecado, a imoralidade e a injustiça. A epístola nos mostra princípios para vivenciarmos um cristianismo autêntico. E para viver este cristianismo autentico eu tenho que fazer escolhas e muitas vezes as escolhas vão mexer em coisas da nossa vida que incomodam e até em coisas que não queremos que mexam.

 
II. QUEM É TIAGO?
Há cinco homens chamados de Tiago no Novo Testamento. Descubra quem foi cada um deles através das referências abaixo: Lc 6:16 / Mt 10:3 / Lc 6:15 / Mc 15:40 / Mt 10:2 e Mt 13:55   
Embora não se tenha plena certeza, quem tem sido tradicionalmente considerado como autor da epístola é Tiago, irmão do Senhor. A simplicidade da sua apresentação (1:1).. dá a entender uma pessoa bem conhecida da comunidade cristã da época. Tiago, irmão do Senhor, é citado várias vezes no NT (At 12:17, 15:13-21, 21:18-25 e Gl 1:19) e tais referências nos fornecem informações que se enquadram muito bem em muitos conceitos citados na epístola.
 
III. APRESENTAÇÃO E CUMPRIMENTO (v. 1)
O livro começa com uma saudação bem comum nas epístolas da época. Ao chamar a si próprio de “servo” (escravo), o autor usa um termo que era considerado pejorativo, tanto por judeus quanto por gregos, porque dava a entender escravatura e falta de liberdade. O fato de Tiago se designar a si próprio “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” indica que ele tinha plena convicção que seu relacionamento com Deus estava na dependência da pessoa de Jesus Cristo. Ele tinha um único objetivo, que era o de sempre servi ao Senhor, hoje em dia muitas das vezes nós temos vergonha de dizer que somos crentes quanto mais de dizer que somos servos do Senhor. Na verdade nós gostamos de ouvir que somos livres e todas coisas posso mas de ouvir que somos servos.
Quando ele fala “Às doze tribos da dispersão” é um endereço. Tiago nos reconhece como o novo Israel de Deus e, portanto ele está endereçando a epístola a Igreja Cristã como um todo, ao verdadeiro povo de Deus, não importando o lugar onde vivem.



IV. ALEGRIA NAS TRIBULAÇÕES (vv. 2-4)
        Por que o homem bom sofre? Esta questão tem desafiado muitas pessoas desde o Antigo Testamento. Veja em sua Bíblia o exemplo de Jó, as crises de Habacuque ou a dúvida de Asafe no Salmo 73. Todos eles estavam intrigados com o fato de o homen justo atravessar tremendas tribulações.
        Todavia, o que Tiago está nos dizendo é: “Sintam-se alegres quando estiverem passando por provações”. Como pode ser isso, ainda mais vivendo num mundo onde a filosofia é “O bom é nunca ter problemas” ou “coca-cola, viva o lado bom da vida” ou “todas as coisas tem preço mas com mastercard não tem preço”
        Algumas pessoas chegam enganadas às nossas Igrejas, achando que seguir a Cristo implica em estar livre de toda espécie de dificuldades. Então, ao passarem por provações se desorientam por completo, e chegam a dizer que aquela igreja ou esta não é boa, que nesta o louvor arrepia e na outra não ou então que o pastor é fraco ou não tem unção e ai vai......
        O ensino de Tiago é extraordinário. Quando a sua fé vence as tribulações ela produz a perseverança, ou seja a paciência. Ter este tipo de esperança não quer dizer que voce será sempre um derrotado e terá que se conformar com sua derrota eternamente , pelo contrário ela dá a entender a virtude do homem que continua avançando, apesar das dificuldades.
        É nas provações que o caráter se enrijece e se torna mais forte é nas provações que o o individuo mostra verdadeiramente que ele é, se ele vai te deixar na mão ou se ele vai roer o osso junto com voce. As dificuldades vencidas nos fortalecem para que enfrentemos outras que surjam com mais capacidade e confiança. 
Vs4b “Para que sejais perfeitos, e completos, não faltando em coisa alguma
Leia Mt 5:48 e responda: O que é perfeição para você?  
       
Será que Tiago quis dizer que, ao passarmos por provações seremos perfeitos? Vamos entender melhor. O termo “perfeitos” era indicado para tratar da maioridade civil de uma pessoa ou de frutos maduros, em boas condições. Enquanto vivermos neste mundo nunca seremos iguais a Deus, mas devemos buscar alcançar o nível de maturidade que Ele espera de nós.
        Fugir das lutas não nos conduz à maturidade. Desviar-se ou ignorar os problemas também só nos torna covardes e derrotados. Mas enfrentá-los e vencê-los, isto sim, conduz a um estado de adultos, tanto espiritual quanto emocionalmente.
 
CONCLUSÃO  
Como você tem agido diante das dificuldades? Você tem se alegrado nelas, vendo oportunidade de crescer ou tem sido murmurador?

As pessoas que convivem com você tem a certeza de que você é feliz e vitorioso ou só tem lhe visto murmurando seus problemas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário